Chuva tão esperada em Laguna Carapã/MS chegou, mas ainda irregular e insuficiente para evitar prejuízos em algumas lavouras
Podcast
Chuva tão esperada em Laguna Carapã/MS chegou, mas ainda irregular e insuficiente para evitar prejuízos em algumas lavouras
![]()
Os produtores de Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul passaram boa parte de novembro esperando chuvas, que chegaram na reta final do mês, mas ainda muito irregulares e atingindo apenas metade das lavouras do município.
Segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados, Antônio Rodrigues Neto, 50% das áreas receberam entre 40 e 60 mm de chuva, mas no restante a precipitação ficou restrita à 10 mm.
As lavouras que foram plantadas ainda em setembro, já estão mais adiantadas em enchimento de grãos, e sofreram mais com essa situação de estiagem. Na visão do especialista, a produtividade final ainda pode ser razoável, mas as lavouras mais impactadas podem perder entre 15 e 20% do potencial produtivo.
Ao mesmo tempo, as atividades de controle dos percevejos e eliminação das plantas de milho tiguera avançaram na região, que espera iniciar a colheita das primeiras áreas por volta do dia 15 de janeiro.
Confira a íntegra da entrevista com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto