Ações chinesas têm maior queda semanal em 3 meses por temores regulatórios
![]()
Um índice das principais ações da China caiu nesta sexta-feira, registrando sua maior perda semanal em três meses, com investidores locais e estrangeiros preocupados com restrições regulatórias dos EUA e da China e com um ressurgimento global dos casos de Covid-19.
O índice de blue-chips CSI300 caiu 1,59%. O índice perdeu 1,99% na semana, sua maior queda semanal desde meados de setembro.
Somando-se às tensões entre Estados Unidos e China, Washington colocou na quinta-feira restrições ao investimento e à exportação de dezenas de empresas do país asiático, incluindo a fabricante de drones DJI, acusando-as de cumplicidade na opressão da minoria uigur da China ou de ajudar os militares.
Washington ainda não decidiu se bloqueará mais vendas de tecnologia dos EUA para a fabricante de chips chinesa SMIC, disseram fontes à Reuters. As ações da SMIC subiram 1,41% em Hong Kong na tarde de sexta-feira (horário local), mas caem quase 13% neste mês.
Na região, o índice MSCI de ações da Ásia fora Japão perdeu 0,67%, enquanto o índice Nikkei fechou em queda de 1,79%.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 1,79%, aos 28.545,68 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,20%, a 23.192,63 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,16%, a 3.632,36 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,59%, a 4.954,76 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,38%, a 3.017,73 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,15%, a 17.812,59 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,55%, a 3.111,63 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,11%, a 7.304,00 pontos.
0 comentário
Wall Street fecha em alta com esperanças de um acordo de paz com Irã e estreia histórica da SpaceX
Dólar à vista fecha em baixa de 0,76%, a R$5,0610 na venda
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras, mas assegura 1º ganho semanal desde abril
Petróleo Brent cai ao nível mais baixo desde março
Taxas caem em dia de IPCA e expectativa de acordo entre EUA e Irã
Investidores esperam volume intenso de negócios com opções sobre ações da SpaceX