Secretaria de Agricultura da Bahia contesta números do IBGE relacionados à produção de cacau
Nesta terça-feira (21), técnicos de Secretaria de Agricultura da Bahia, juntamente com o titular da pasta, João Carlos Oliveira, se reuniram com o supervisor de agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Augusto Barreto, para discutir sobre os números de algumas produções da Bahia, que não refletem a realidade quando confrontados com outros estados brasileiros.
Por exemplo, a produção de cacau do país entregue à indústria entre os meses de janeiro a novembro deste ano foi de 181.765 toneladas. Deste total, 129.740 toneladas são provenientes da Bahia, representando 71,37%. O Pará entregou 47.730 toneladas. No entanto, embora a representatividade do Pará seja 25,16% deste montante, há uma percepção equivocada de que o estado é o maior produtor de cacau.
O supervisor do IBGE, Augusto Barreto, explicou que neste caso os dados da Bahia, fornecidos pelo órgão, são similares aos informados pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), “sendo necessário entender o que ocorre em outros estados, como está sendo feita esta tabulação”.
Durante a reunião, Oliveira destacou que levará esta demanda para o IBGE nacional, pois a mesma situação vem ocorrendo com outras cadeias produtivas da agropecuária baiana a exemplo da manga, em Juazeiro, e do rebanho bovino.
0 comentário
MP de dívidas rurais pode ter juros de até 12% ao ano e prazo de até 10 anos, diz Durigan
FPA rejeita substituir PL das dívidas rurais por MP e mantém pressão sobre o governo: "Não há qualquer acordo"
Julgamento no STF pode redefinir tributação das cooperativas e trazer reflexos para o agronegócio
Projeto que amplia proteção de cultivares é aprovado na Câmara
Famato orienta produtores e esclarece regras sobre faixas de domínio em rodovias federais concedidas
Nova resolução estabelece regras para áreas úmidas e amplia segurança jurídica aos produtores rurais em Mato Grosso