Alívio rápido: Chuvas voltam para o Sul do Brasil na primeira semana do ano
![]()
Depois de mais de 15 dias sem chuvas significativas, o alívio para o produtor da região Sul do Brasil deve chegar na primeira semana do ano. A estiagem prolongada, por mais um ano, traz danos à safra de grãos na região, e de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas das últimas semanas favorecem a formação de nuvens carregadas e as chuva pode chegar em forma de temporal, com risco de queda de granizo em algumas áreas.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo Brasil:
"Pelo que estamos vendo ainda não é nada muito expressivo, mas já traz bastante melhora para a condição de seca nos três estados. A tendência é que as chuvas avancem também para Santa Catarina e Paraná nos próximos dias", afirma Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do também já indica condição de chuva para os três estados da região Sul já nesta segunda-feira (3), mas ainda com volumes mais baixos. De acordo com Heráclio, com as temperaturas muito elevadas, temporais podem acontecer de forma muito pontual em toda área.
A tendência é que no decorrer do dia as chuvas ganhem força no oeste gaúcho, com precipitação entre 20mm e 40mm, com avanço do sistema entre terça-feira e quarta-feira (5) nas demais áreas do estado. No extremo sul do Rio Grande do Sul a tendência é de chuva ainda mais volumosa, com acumulados de até 70mm no período.
A partir de quinta-feira, dia 6, o oeste do Rio Grande do Sul volta a ficar com tempo estável e a chuva passa a ser mais expressiva no norte do estado e em áreas isoladas de Santa Catarina e do Paraná, com precipitação acumulada entre 20mm e 30mm.
Para as demais regiões, o Inmet mantém a condição de bastante chuva para o Centro-Norte do país. Para as próximas 24 horas, no Sudeste, Minas Gerais deve receber os maiores acumulados de chuva, entre 20mm e 50mm. Segundo o modelo Cosmo chove em todas as áreas do estado mineiro. Ainda no Sudeste, também chove em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, porém com volumes mais baixos.
No Centro-Oeste, permanece a condição de chuva no Mato Grosso - o que pode atrapalhar a colheita da soja no estado. Também mantém a previsão de chuva para Mato Grosso do Sul e Goiás nesta segunda-feira (3).
Para o Matopiba há previsão de chuva em todos os estados. De acordo com o modelo, chove em todas áreas do Tocantins e Maranhão. Há condição para chuvas no oeste do Piauí e também no oeste da Bahia. Todas as áreas têm previsão de precipitação entre 30mm e 40mm nas próximas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Chuva intensa no RS e rios entram em alerta | Previsão do tempo 13/08/2026
Região Sul segue com alerta para tempestades e chuva pode avançar nesta quinta-feira (13)
Cerca de 1.200 pessoas deixam costa do norte da França por incêndio florestal
Defesa Civil alerta para risco de incêndios na região de Campinas
Sul terá nova rodada de chuvas, enquanto calor e tempo seco ganham força no Brasil
Sul terá chuva intensa e risco de tempestades, enquanto calor e seca avançam pelo Brasil