Preço do petróleo se aproxima de US$84 com expectativa de impacto reduzido da Ômicron
![]()
Por Arathy Somasekhar
(Reuters) - O petróleo subiu para quase 84 dólares o barril nesta terça-feira, apoiado pela oferta restrita e pelas expectativas de que o aumento dos casos de coronavírus e a disseminação da variante Ômicron não inviabilizarão a recuperação da demanda global.
A falta de capacidade em alguns países fez com que os acréscimos de oferta pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estejam abaixo do aumento permitido por um pacto com seus aliados. [OPEC/O]
Do lado da demanda, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na terça-feira que espera que o impacto econômico da Ômicron seja de curta duração, acrescentando que os trimestres seguintes podem ser muito positivos para a economia após o aumento impulsionado pelas variantes.
O petróleo Brent ganhou 2,85 dólares, ou 3,52%, para 83,72 dólares o barril, sua máxima desde o início de novembro, depois de ter perdido 1% na sessão anterior.
O petróleo dos EUA (WTI) subiu 2,99 dólares, ou 3,8%, para 81,22 dólares, também a máxima desde meados de novembro. Na segunda-feira, caiu 0,8%.
"A combinação de fatos - que a demanda será mais forte do que o previsto e que a oferta da Opep pode não crescer tão rápido quanto a demanda - é o motivo pelo qual os preços estão subindo", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.
O Brent subiu 50% em 2021 e se recuperou ainda mais em 2022, com os investidores esperando uma demanda crescente, enquanto a Opep e seus aliados, conhecidos coletivamente como Opep+, diminuem lentamente os cortes recordes de produção feitos em 2020.
(Reportagem adicional de Sonali Paul em Melbourne e Koustav Samanta em Cingapura)
0 comentário
Camex aprova prorrogação de imposto de exportação de petróleo
Petróleo fecha com alta de 2% após Trump rejeitar termos de cessar-fogo com Irã
Mesmo com petróleo em alta no exterior, combustíveis ficam mais baratos em Araraquara
Rússia deve prorrogar proibição de exportação de diesel até setembro, dizem fontes
Petróleo cai mais de US$2 apesar das novas sanções dos EUA contra o Irã
Petróleo sobe com ameaça de Trump de impor sanções aos parceiros do Irã