Cebola/Cepea: 2022 se inicia com mercado desaquecido em Santa Catarina
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a região de Ituporanga (SC) apresentou pouco movimento de mercado na última semana (10 a 14/01) e o preço da cebola ao produtor fechou a média de R$ 1,86/kg. A situação é bem diferente da de dezembro, quando houve grande procura por cebola para abastecimento durante as festas de Natal e Ano Novo - a comercialização foi intensa até a semana do dia 20 a 23/12.
No momento, a maior dificuldade dos produtores de Santa Catarina está sendo competir com os preços do Rio Grande do Sul. O estado gaúcho está com bastante oferta disponível, pois precisa escoar as cebolas da roça em até, pelo menos, 20 dias, uma vez que não há estruturas de armazenamento na região e as cultivares não aguentam muitos dias em estoque. Em Ituporanga com o fim do ciclo da cebola precoce, o que mais prevalece no mercado são as bolas precoces, valessul e crioulas, apesar do cultivo da última ter diminuído.
A qualidade se mostra favorável ao produtor, sendo que cerca de 35% da produção de Santa Catarina já foi comercializada e, por conta da boa qualidade, espera-se que o armazenamento desta safra tenha bons resultados e dure até o começo de maio, principalmente nas regiões altas, onde o clima é favorável desde o final de outubro.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES