Indea fiscaliza propriedade com foco em ferrugem asiática em lavoura
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso confirmou o primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2021/2022, referente às amostras coletadas pelos fiscais do órgão, no município de Campo Verde (142 km da capital).
As folhas de soja foram coletadas no dia 11 de janeiro pelo fiscal do Indea no município, o engenheiro agrônomo Elton Medeiros, e recebidas e analisadas no Laboratório de Sanidade Vegetal do Indea no dia 12 de janeiro.
A análise fitossanitária detectou ferrugem na cultivar 75HO111 CI IPRO, em plantas no estádio R7, que foram semeadas em outubro de 2021. A análise detectou o equivalente a 0,23 lesões por folha, concluindo que a doença foi detectada num padrão de infecção leve.
“A alta umidade favorece a infecção do fungo na planta e ressalta a importância dos produtores monitorarem suas lavouras de soja”, comentou a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Silvana Amaral.
A ferrugem asiática é uma das principais doenças da cultura da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, e seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade.
0 comentário
Com mercado aquecido, comercialização da soja 26/27 do Brasil chega a 29,1% e supera média
Soja aprofunda perdas em Chicago com baixas mais fortes também no óleo e no trigo nesta 6ª
Soja pisa no freio em Chicago após semana de fortes oscilações; mercado busca definir direção
Soja inverte o sinal em Chicago, fecha em alta e mantém janela aberta às vendas no Brasil
China acelera compras nos EUA para o ritmo mais rápido em 4 anos e sustenta altas da soja em Chicago
Preços da soja 26/27 têm melhor semana da temporada e negócios aceleram no Brasil