Dólar sai de máximas ante real e caminha para 2ª baixa semanal consecutiva
![]()
Por Luana Maria Benedito
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar abandonou máximas acima de 5,47 reais nesta sexta-feira, ficando a caminho de registrar sua segunda semana consecutiva no vermelho depois de alívio em temores políticos domésticos e arrefecimento nos rendimentos dos Treasuries.
Às 14:01 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,11%, a 5,4229 reais na venda. No pico intradiário, alcançado nas primeiras horas de negociação, a moeda chegou a tocar os 5,4760 reais (+1,09%), mas foi perdendo fôlego ao longo do final da manhã e do início da tarde.
Na mínima do dia, alcançada por volta de 13h20, o dólar foi a 5,4048 reais (-0,23%).
No exterior, o índice do dólar frente a uma cesta de moedas operava em queda de 0,2% nesta tarde, abandonando estabilidade vista no início do pregão brasileiro.
Peso mexicano, peso chileno e rand sul-africano, divisas emergentes pares do real, tinham ganhos contra o dólar nesta sessão.
No mercado de títulos soberanos dos EUA, a taxa do Treasury de dez anos --que tende a influenciar a direção do dólar-- tinha queda, afastando-se de máximas em dois anos atingidas mais cedo na semana.
Ao sair das máximas da sessão, o dólar ficava a caminho de cair cerca de 1,6% na semana, depois de fechar a última sexta-feira em 5,5125 reais na venda. Isso configuraria sua segunda semana consecutiva de desvalorização, período em que acumularia queda de 3,6%.
Em relatório divulgado na noite de quinta-feira, o Citi disse que os mercados brasileiros parecem ter recebido bem comentários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) --líder nas pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro--, que fez na quarta-feira acenos a partidos mais à direita.
"Isso gerou uma resposta positiva nos preços dos ativos nesta semana, tanto no mercado de câmbio quanto no de juros", afirmaram os estrategistas do banco norte-americano.
"Apesar de seus comentários, Lula ainda é visto como o pior cenário para os preços dos ativos" brasileiros, acrescentou o Citi, afirmando que eles devem ter desempenho inferior ao de seus pares nos meses que antecederão o primeiro turno, algo comum em anos de decisões eleitorais.
Além dos comentários de Lula, participantes do mercado apontaram o arrefecimento nos rendimentos dos Treasuries e um rali das commodities nos últimos dias como fatores de impulso para o real na semana.
0 comentário
Israel divulga novo mapa da ocupação no Líbano e mantém negociações com EUA sobre tropas
BC não deve olhar para "testes de soluços" como guerra no Irã, diz Durigan, vendo espaço para mais cortes de juros
Otimismo por acordo com Irã compensa Fed hawkish e Wall St avança
Chanceler russo diz que Moscou realizará ataques “em grande escala e regulares” contra Ucrânia
Ibovespa sobe após BC deixar em aberto próximas decisões sobre juros, mas Petrobras pressiona
Ibovespa abre sem viés claro após BC deixar em aberto próximas decisões sobre juros