Preços ao produtor no Brasil fecham 2021 com alta recorde de 28,39%
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços ao produtor no Brasil tiveram em dezembro a primeira queda em mais de dois anos, mas ainda assim fecharam 2021 com avanço recorde na série histórica iniciada em 2014 pressionados por fatores como câmbio, alta de matérias-primas e o clima.
Em dezembro, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou recuo de 0,12% na comparação com novembro, quando houve alta de 1,46%. Foi o primeiro resultado negativo depois de 28 meses, de acordo com os dados desta terça-feira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar disso, os preços na indústria fecharam o ano de 2021 com alta acumulada de 28,39%, taxa recorde, depois de avanço de 19,38% em 2020.
"Podemos enumerar, o câmbio (como fator para o resultado de 2021), cuja depreciação chegou a quase 10%; o comportamento do mercado ao longo do ano, com aumentos consideráveis no preço do minério de ferro, do óleo bruto de petróleo, de alimentos como açúcar e carne", explicou o gerente do IBGE, Alexandre Brandão.
Ele ainda destacou o impacto da pandemia nas cadeias produtivas, bem como o clima, explicando que o inverno foi rigoroso e causou problemas nas safras do açúcar e do café, por exemplo.
Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que as duas maiores quedas em dezembro ocorreram nas indústrias extrativas (-12,77%) e de metalurgia (-3,27%).
No ano, os destaques ficaram para refino de petróleo e biocombustíveis (69,72%), outros produtos químicos (64,09%), metalurgia (41,79%) e madeira (40,76%).
O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Jovem Pan: Trump afirma que é ‘altamente improvável’ que trégua com Irã se estenda após quarta
"Contínuas violações do cessar-fogo" pelos EUA são obstáculo para continuação do processo diplomático, diz Irã ao Paquistão
Cuba destaca reunião "respeitosa" com autoridades dos EUA em Havana
Trump diz que novo acordo com Irã será melhor do que o anterior
Índices de ações caem na Europa com receios de colapso do cessar-fogo entre EUA e Irã
Trump diz que chefe de energia está "errado" e espera preços mais baixos da gasolina assim que guerra acabar