Massa de ar seco impede avanço das chuvas e região Sul do Brasil pode ter mais um dia com 40ºC
![]()
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a quinta-feira (3) será marcada por temperaturas elevadas e ar muito seco no Sul do Brasil. Uma massa de ar seco e quente segue impedindo a formação de nuvens mais carregadas e a região pode ter temperaturas na casa dos 40ºC nas próximas horas.
Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, pontos isolados nos três estados podem receber chuvas intensas e em forma de pancadas, consequência das altas temperaturas. O modelo de previsão de temperatura do Inmet mostra que o cenário mais crítico é previsto para o Rio Grande do Sul, com temperatura máxima acima dos 34 graus em todo o estado.
Em Santa Catarina, a previsão é de temperatura máxima entre 30º e 34ºC, sendo o calor mais expressivo previsto para a faixa sul do estado. No paraná, a tendência é de temperaturas mais baixas, entre 26ºC e 28ºC no período da tarde. A temperatura também fica mais elevada em pontos do Mato Grosso do Sul, com máxima entre 30ºC e 32ºC.
A massa de ar seco deve continuar atuando na região até amanhã. Segundo o meteorologista, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil no final de semana, devolvendo as condições de chuva e aliviando a condição de calor intenso. "O calor deve diminuir nos próximos dias com o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva. A chuva virá com a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai a partir desta quinta-feira, 3 de fevereiro", também acrescenta a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas horas:
Com relação às chuvvas, o Inmet mantém o estado de alerta para chuvas intensas no Brasil Central. Uma frente fria na região Sudeste continua favorecendo a formação de nuvens carregadas, deixando boa parte da região em alerta laranja para chuvas intensas já que choveu muitos nos últimos dias, sobretudo em São Paulo e Minas Gerais.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet.
Segundo a Climatempo, chove a qualquer hora do dia no oeste do Paraná, no centro-sul e leste do Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo, na maioria das áreas de Minas Gerais, no interior do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas:
Seca em São Valério do Sul (RS). Enviado por Marcos Moura
![]()
Seca em São Valério do Sul (RS). Enviado por Marcos Moura
![]()
Plantadeira plantando milho sob soja não colhida em Palotina (PR). Enviado por Edmilson Zabott
![]()
Pôr do sol no município de Paulo Frontin (PR). Enviado por Eliane Gaulovski
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus