Alegrete/RS já perdeu 10% do arroz pela falta de irrigação e pode ter quebra ainda maior por deficiência no enchimento dos grãos
Podcast
Alegrete/RS já perdeu 10% do arroz pela falta de irrigação e pode ter quebra ainda maior por deficiência no enchimento dos grãos
![]()
A colheita do arroz mal começou em Alegrete no Rio Grande do Sul, mas as perdas de produtividade já são dadas como certas com lavouras sem condições de seguir com a irrigação e falta de condições ideias para o desenvolvimento das plantas.
![]()
Segundo a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete/RS, Fátima Marchezan, há 50 anos a região não passava por uma estiagem deste nível, que já resultou em perdas consolidadas de, pelo menos, 10% da produção esperada somente contabilizando as perdas por lavouras que não tiveram condições de manter a irrigação.
![]()
Com isso, a produção do município passa a ser projetada em 600 mil toneladas, mas novas reduções devem acontecer conforme a colheita for avançando, já que as altas temperaturas atingiram as lavouras bem no momento de enchimento dos grãos, prejudicando as plantas.
![]()
Este cenário de queda na produção e custos de produção cada vez mais elevados, levam os produtores da região a reduzir as áreas cultivadas ano após ano. Marchezan destaca que, a área da soja dobrou nos últimos 5 anos no município, já que é uma cultura mais barata, rentável e menos difícil do que a do arroz.
![]()
Confira a íntegra da entrevista com a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete/RS no vídeo
![]()
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações