Câmara dos EUA aprova projeto de lei para fortalecer competição contra China
![]()
Por Patricia Zengerle
WASHINGTON (Reuters) - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou por margem estreita nesta sexta-feira um projeto de lei multibilionário destinado a aumentar a competitividade norte-americana contra a China e impulsionar a produção de semicondutores, apesar de oposição republicana.
A Câmara de maioria democrata aprovou a "Lei América COMPETES de 2022" por 222 votos a 210, quase inteiramente de acordo com as divisões partidárias na Casa. Um republicano se juntou aos democratas na votação a favor da medida, enquanto um democrata votou não.
A aprovação na Câmara abre caminho para negociações com o Senado sobre uma versão da legislação, que deve ser aprovada pelas duas Casas do Congresso antes de ser enviada à Casa Branca para sanção do presidente Joe Biden. As negociações podem levar semanas ou meses.
O projeto de lei aprovado pela Câmara inclui 52 bilhões de dólares para subsidiar a produção e pesquisa na indústria de semicondutores, já que a escassez desses importantes componentes, usados em automóveis e computadores. O texto também prevê investimento de 45 bilhões de dólares em seis anos para aliviar os problemas da cadeia de oferta.
A legislação inclui ainda mudanças nas regras comerciais dos EUA, destinadas a compensar práticas comerciais da China que distorcem o mercado, como o fortalecimento de regras antidumping.
O projeto de lei autorizaria ainda contribuições de 8 bilhões de dólares dos EUA para o Fundo Verde para o Clima, estabelecido pelo Acordo de Paris com o objetivo de combater as mudanças climáticas.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse a repórteres antes da votação que pretendia iniciar as negociações com o Senado rapidamente.
"Trata-se de tornar a América... autossuficiente quando se trata da cadeia de abastecimento, para que não dependamos de outros países", disse ela.
0 comentário
Prolongamento das tensões no Oriente Médio eleva petróleo, amplia incertezas e pressiona empresas brasileiras
Fim da alíquota zero de PIS/Cofins encarece insumos e pressiona custo de produção no agro
EUA alertam que ficarão sem dinheiro para pagar funcionários de segurança dos aeroportos nas próximas semanas
EUA impõem novas sanções contra fornecedores de armas do Irã
Ministro das Relações Exteriores do Irã diz que bloqueio dos portos iranianos pelos EUA é "ato de guerra"
Indicado de Trump para o Fed promete manter política monetária independente