Williams, do Fed de NY, diz que será apropriado aumentar juros em março
![]()
Será apropriado que o Federal Reserve comece a aumentar os juros em março em resposta à inflação elevada e ao forte crescimento do emprego, disse o presidente do Fed de Nova York, John Williams, nesta sexta-feira.
"Com a economia forte de hoje e a inflação bem acima da nossa meta de 2% no longo prazo, é hora de iniciar o processo de mover a faixa-alvo (dos juros) de volta a níveis mais normais", disse Williams em comentários preparados para evento virtual organizado pela New Jersey City University e pelo Instituto Guarini para Educação Internacional e Mobilidade Econômica.
"Em particular, espero que seja apropriado aumentar a faixa-alvo em nossa próxima reunião, em março."
Depois que os aumentos das taxas de juros estiverem em andamento, o próximo passo seria o Fed começar a reduzir suas participações em Treasuries e títulos lastreados em hipotecas, disse Williams. Ele espera que esse processo comece ainda neste ano.
Williams disse esperar que o Produto Interno Bruto (PIB) real dos EUA cresça um pouco menos de 3% em 2022 e que a taxa de desemprego caia para cerca de 3,5% até o fim do ano.
Ele projeta que a inflação medida pelo índice PCE arrefecerá para cerca de 3% e cairá ainda mais no próximo ano, à medida que os desafios no lado da oferta se dissiparem.
0 comentário
Suprema Corte dos EUA derruba tarifas e reacende expectativa de recuperação das exportações brasileiras de máquinas
Trump adverte sobre tarifas mais altas para países que "fizerem joguinhos" após decisão da Suprema Corte
Wall Street abre em baixa após incerteza sobre tarifas prejudicar apetite por risco
Ibovespa recua após recordes com política comercial dos EUA no radar; Telefônica Brasil sobe
China avalia decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas e diz que “disputa é prejudicial”
Estimativa para reconstrução da Ucrânia salta 12%, para US$588 bi, afirma Banco Mundial