Grãos e complexo soja disparam na volta do feriado dos EUA com escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia
![]()
O mercado de grãos e do complexo soja voltaram do feriado nos EUA registrando altas bastante expressivas, reagindo principalmente à escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia. Assim, por volta de 7h50 (horário de Brasília), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago subiam quase 30 pontos na manhã desta terça-feira (22), levando o maio a US$ 16,30 e o julho a US$ 16,26 por bushel.
Acompanhando altas de mais de 4% no petróleo, os futuros do óleo de soja subiam quase 3% na CBOT, o farelo mais de 1%. Entre os grãos, milho e trigo subiam mais de 2% em Chicago, ambos os mercados intimamente ligados às questões sobre russos e ucranianos. Sobe forte também o gás natural.
No final da tarde de ontem, o presidente da Rússia Vladimir Putin ordenou o envio de tropas ao leste da Ucrânia ao reconhecer duas repúblicas que se autoproclamam separatistas. A ordem promoveu uma nova escalada nas tensões e fez todos os mercados reagirem imediatamente, bem como fez os EUA e alguns países da Europa voltarem a ameaçar Moscou com mais sanções.
Putin segue negando qualquer invasão efetiva, embora cerca de 150 mil soldados russos ainda estejam em regiões de fronteira com a Ucrânia, o que continua mantendo o sinal de alerta ligado, especialmente entre oficiais norte-americanos. O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, deu uma declaração afirmando que "a invasão da Ucrânia começou".
Em seu pronunciamento, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky voltou a afirmar que não considera abrir mão de qualquer parte do território de seu país, bem como voltou a reforçar o pedido de apoio e ajuda de países aliados. Ao mesmo tempo, porta-vozes do Kremlin voltaram a culpar os EUA pela escalada das tensões diante de suas declarações que afirmam que a Rússia estaria pronta para uma invasão.
Na manhã desta terça, Vladimir Putin participou de uma reunião com seu conselho de segurança.
Ao lado das questões geopolíticas, o mercado de soja também segue de olho em seus fundamentos, acompanhando as perdas se agravarem na América do Sul e como o comportamento da demanda - principalmente a da China - deve se desenhar nas próximas semanas. Os traders também se preparam para receber os novos e primeiros números da safra 2022/23 que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz em seu fórum anual, que acontece entre 24 e 25 deste mês.
Veja como fechou o mercado brasileiro nesta segunda-feira (21):
0 comentário
Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater