BCE pode precisar cortar compras de títulos mais cedo, diz Reinesch
![]()
O Banco Central Europeu pode precisar encerrar suas compras de títulos mais cedo do que se pensava, dados os crescentes riscos inflacionários, disse o membro do BCE Gaston Reinesch, juntando-se a um número crescente de autoridades monetárias que agora discutem abertamente uma redução no estímulo.
Com a inflação na zona do euro subindo a patamares recordes nos últimos meses, o BCE voltou atrás na promessa de não elevar os juros neste ano e várias autoridades estão defendendo abertamente o encerramento das compras de títulos neste ano, um pré-requisito para qualquer aumento de juros.
Reinesch, um dos membros mais antigos do Conselho do BCE, argumentou que as atuais pressões sobre os preços podem aumentar os salários enquanto a economia pode retornar à capacidade total de forma mais rápida do que o previsto, ambos potencialmente aumentando as pressões inflacionárias.
"Não seria totalmente infundado considerar que o fim das compras líquidas de ativos sob o atual Programa de Compra de Ativos poderia ocorrer mais cedo do que o esperado com base na avaliação de dezembro", disse Reinesch, que é presidente do banco central de Luxemburgo, em uma postagem de blog.
0 comentário
Bolsonaro teve novos episódios de soluços e passou por mais um procedimento, diz boletim
Índices S&P 500 e Nasdaq ficam estáveis em negociações fracas de fim de ano e Meta sobe com acordo
Ibovespa sobe no último pregão de ano e confirma melhor desempenho desde 2016, com ganho de 34%
Dólar à vista fecha o dia em queda firme e acumula recuo de mais de 11% no ano
Taxas dos DIs fecham estáveis com dados de emprego e ata do Fed no radar
Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas