Dom Pedrito/RS sofreu com a seca e já perdeu 30% da soja, 20% do arroz e 25% do leite
Podcast
Dom Pedrito/RS sofreu com a seca e já perdeu 30% da soja, 20% do arroz e 25% do leite
Dom Pedrito fica no sudoeste do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai e foi mais uma das regiões muito afetadas pela falta de chuvas do estado que afetou diretamente à produção agrícola neste ciclo 2021/22.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito/RS, José Roberto Weber, o mais recente levantamento no município aponta perdas já consolidadas de 30% para a soja, 20% para o arroz, 25% para o leite e 15% para a pecuária de corte.
A liderança relata que existem precipitações previstas para o próximo final de semana e isso pode auxiliar a brecar o avanço dos prejuízos e ainda garantir produtividades positivas, pelo menos em partes das lavouras de soja que foram semeadas mais tardiamente.
Além da falta de chuvas, o presidente destaca que as temperaturas no município foram muito elevadas, com sensação térmica de até 50°C, e que isso impedia a irrigação do arroz, mesmo em áreas que tinham disponibilidade de água, já que a evaporação agia antes mesmo da água chegar aos destinos.
Olhando para o mercado, Weber comenta que os preços da soja estão rondando os R$ 200,00 a saca, o que é um patamar “excepcional” para os produtores. Os patamares do arroz também estão se elevando e já chegaram aos R$ 75,00 a saca.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito/RS no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto