Hidrelétricas do Sudeste terminarão março com 66,1% da capacidade, prevê ONS
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste devem encerrar o mês de março com 66,1% da capacidade, estimou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.
Isso representaria um crescimento de quase 10 pontos percentuais no armazenamento registrado nesta sexta-feira, de 57,1%, na região onde estão os maiores lagos de hidrelétricas do país.
Os níveis dos lagos das hidrelétricas no principal submercado do país vêm subindo com as chuvas intensas. Com a tendência de recuperação, na quinta-feira o governo brasileiro decidiu reduzir o teto para o acionamento de térmicas mais caras.
O ONS também projetou que as hidrelétricas da região receberão chuvas equivalentes a 79% da média histórica em março.
No Sul, onde a situação continua mais adversa, as chuvas devem atingir 37% da média histórica no mês.
Já para o Nordeste e Norte, a expectativa é de que as precipitações superem a média (124% e 114%, respectivamente).
O órgão estimou ainda um aumento de 0,5% na carga de energia elétrica no Brasil em março.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Rússia ataca portos ucranianos no Mar Negro e danifica navio civil, diz Kiev
Wall Street tem leve queda com ações de tecnologia sofrendo nova pressão
Queda do seguro rural leva FPA a priorizar reforço de recursos e estabilidade do crédito em 2026
Taxas dos DIs operam estáveis em meio a baixa liquidez e dados de emprego
Ibovespa trabalha acima dos 161 mil pontos e segue a caminho de melhor desempenho anual desde 2016
Desemprego cai mais do que o esperado no Brasil em novembro e bate novo recorde, a 5,2%