SovEcon corta previsão de exportação de trigo russo 21/22 em 800 mil t, diz Interfax
![]()
LONDRES (Reuters) – A principal consultoria agrícola de Moscou, SovEcon, cortou nesta segunda-feira sua previsão para as exportações russas de trigo para o período de julho de 2021 a junho de 2022 em 800 mil toneladas, para 33,5 milhões de toneladas, informou a agência de notícias Interfax.
A SovEcon disse em comunicado que baseou sua última avaliação na suposição de que as operações militares ativas na região do Mar Negro diminuiriam o ritmo das exportações entre março e abril.
A invasão da Ucrânia pela Rússia levou ao fechamento de todo o Mar de Azov, a leste da península da Crimeia, para o transporte marítimo.
A SovEcon disse que as exportações no período de março a abril teriam que ser por via terrestre e chegariam a cerca de 1 milhão de toneladas por mês.
Em maio e junho, esperava-se que as exportações crescessem para mais de 2 milhões de toneladas por mês.
A SovEcon afirmou que os terminais russos do Mar Negro estão funcionando, mas que os armadores ainda não estão prontos para enviar seus navios para a região. No entanto, traders russos voltaram a comprar trigo nos portos, disse a consultoria.
A SovEcon disse que a Rússia exportou 27,7 milhões de toneladas de trigo no período de julho a fevereiro.
(Texto de Kevin Liffey)
0 comentário
Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufa
Trigo/Cepea: Agentes brasileiros estão de olho na safra argentina
Trigo fecha em baixa em Chicago diante da abundante oferta mundial
Austrália aumenta estimativa de safra de trigo em quase 2 mi t
Safra de trigo da Argentina deve atingir recorde de 25,5 mi t, diz bolsa
União Europeia aumenta estimativas de safras de trigo e milho