Presidente da China pede "máxima contenção" na Ucrânia
![]()
PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, apelou nesta terça-feira para "máxima contenção" na Ucrânia e disse que a China está "aflita de ver as chamas da guerra reacenderem-se na Europa", noticiou a mídia estatal, em sua declaração mais forte até o momento sobre o conflito.
Xi, falando em uma reunião virtual com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que os três países deveriam apoiar conjuntamente as conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, informou a emissora estatal chinesa CCTV.
Xi descreveu a situação na Ucrânia como "preocupante" e disse que a prioridade deveria ser evitar que ela se agrave ou "fique fora de controle", segundo a CCTV.
Ele também disse que a França e a Alemanha deveriam fazer esforços para reduzir os impactos negativos da crise, e expressou preocupação com o impacto das sanções impostas a Moscou sobre a estabilidade das finanças globais, abastecimento de energia, transporte e cadeias de abastecimento.
A China, que se recusou a condenar as ações da Rússia na Ucrânia ou a chamá-las de invasão, expressou repetidamente sua oposição ao que ela descreve como sanções ilegais contra a Rússia.
A amizade da China com a Rússia, fortalecida no mês passado quando o presidente russo, Vladimir Putin, participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim no mesmo dia em que os países declararam uma parceria estratégica "sem limites", tornou-se incômoda para a China à medida que a guerra na Ucrânia se intensifica.
Moscou descreve suas ações na Ucrânia como uma "operação especial" para desarmar seus vizinhos e destituir líderes que chama de neonazistas. A Ucrânia e seus aliados ocidentais chamam isso de um pretexto infundado para uma invasão para conquistar um país de 44 milhões de pessoas.
(Reportagem de Yew Lun Tian e Tony Munroe)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados