Ministério da Agricultura inverte vacinação contra febre aftosa em 2022
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a inversão das estratégias de vacinação contra a febre aftosa em 2022. De acordo com o Ofício Circular Nº 12/2022, a primeira etapa de vacinação, no mês de maio, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses e a segunda fase, em novembro, aos animais de todas as idades.
A medida é válida para o Bloco IV, do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PE-PNEFA), composto pelos estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Guilherme Dias, afirmou que o objetivo da medida anunciada é garantir a oferta oportuna de vacina, equacionando a demanda com o cronograma de produção da indústria.
Segundo o documento do Mapa, a movimentação de animais durante as etapas de vacinação continuará seguindo o regramento, ou seja, propriedade adimplente com a etapa de vacinação em curso poderá movimentar normalmente seus animais.
A medida também tem o apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan).
1 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas
Vladimir zacharias Indaiatuba - SP
Combinaram com o virus?