Dólar acelera ganhos ante real com amparo externo; combustíveis ficam no radar
![]()
O dólar passava a subir acentuadamente nesta sexta-feira, afastando-se de mínimas abaixo dos 5 reais atingidas pela manhã diante do salto da moeda norte-americana no exterior, enquanto na pauta doméstica investidores avaliavam as discussões em torno dos preços combustíveis.
Às 14:09 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,73%, a 5,0534 reais na venda, e chegou a saltar 0,82% no pico do dia, a 5,0580 reais.
Mais cedo, o dólar chegou a operar no vermelho, indo a 4,9830 reais na mínima do dia, baixa de 0,68%.
Na B3, às 14:09 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,71%, a 5,0815 reais.
No exterior, o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,60%, a 98,949, perto das máximas desta sexta-feira.
Ao mesmo tempo, divisas pares do real sensíveis ao apetite global por risco, como dólar australiano, peso mexicano e rand sul-africano, apresentavam perdas.
Investidores estavam monitorando com cautela os desdobramentos envolvendo a crise na Ucrânia, enquanto a expectativa de que o banco central norte-americano, o Federal Reserve, elevará os juros na semana que vem fornecia apoio adicional ao dólar.
No Brasil, investidores repercutiam a aprovação pela Câmara nesta madrugada da proposta que altera as normas de cobrança do ICMS sobre os combustíveis.
Segundo o Citi, a medida pode acabar por aliviar a pressão sobre os preços ao consumidor, que saltaram 10,54% nos 12 meses até fevereiro, mas o banco alertou que outros planos discutidos pelo governo para conter a alta dos preços --como eventuais subsídios-- podem abalar a credibilidade fiscal do país.
Apesar da valorização desta manhã, o dólar ainda caminhava para registrar desvalorização semanal de 0,5%, o que configuraria sua oitava semana de perdas no ano. Até agora em 2022, o dólar cai 9,4% ante o real.
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados