Em dez anos, número de mulheres em atividades agrícolas cresce 109%
As atividades agrícolas foram as que mais registraram crescimento da participação das mulheres em dez anos, de acordo com levantamento feito pelo Sistema Famasul com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, chegando a um aumento de 109% em Mato Grosso do Sul. O número saiu de 1,1 mil mulheres em 2010 para 2,4 mil em 2020.
O número de mulheres ocupadas na agropecuária sul-mato-grossense cresceu 14,98% nesse período e a participação delas aumentou 3,84%. No ano de 2010 representavam 13,73% dos empregados no campo e em 2020 passou para 14,26% das pessoas ocupadas.
Segundo a analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira, todos os setores da economia sul-mato-grossense apresentaram aumento da participação feminina, exceto administração pública e construção civil. “O crescimento da atuação das mulheres nas atividades agrícolas acompanha o aumento da produção e de tecnologias presentes no agronegócio, gerando oportunidades para todos. A atuação das mulheres no campo será cada vez maior, considerando que elas apresentam um nível de escolaridade proporcionalmente superior aos homens em razão da contínua capacitação profissional”, explica.
Ainda de acordo com os dados, até 2020, cerca de 66% das mulheres receberam até 1,5 salário-mínimo e mais de 23% receberam de 1,5 a 3 salários. Em relação à escolaridade, a maioria delas obtém o ensino médio completo, com 41,23%.
A maior presença das mulheres é na criação de bovinos, com 53,44% de participação. Em seguida no cultivo de soja com 13,90%, atividades de apoio à agricultura com 6,35% e cultivo de cereais com 4,88%.
0 comentário
Começou o plantio e a renegociação do endividamento não evolui
Boa Tarde Agro - Farelo despenca quase 4% em Chicago, soja e óleo acompanham perdas; reajusta do Bolsa Família tumultua Brasília
Número de mortos entre tropas dos EUA na guerra contra Irã é maior que o registrado pelo Pentágono, diz Washington Post
Queda de mais de 4% pro farelo, puxa soja e pressão da colheita começa a entrar no preço
“Brasil precisa sair da arquibancada”: Cabrera cobra diplomacia comercial para transformar força do agro em poder global
Terremoto de magnitude 4,8 atinge Região Metropolitana do Chile, diz EMSC