Chuva dificulta final da colheita da soja e término do plantio do milho em Campos de Júlio/MT
Podcast
Chuva dificulta final da colheita da soja e término do plantio do milho em Campos de Júlio/MT
![]()
Desde o começo de março os produtores de Campos de Júlio no Mato Grosso enfrentam chuvas todos os dias, o que dificulta a finalização dos trabalhos de colheita da safra de soja 2021/22.
Segundo o produtor rural Tiago Daniel Comiran, as janelas de colheita são pequenas para terminar a colheita que está resultando em produtividades levemente menores do que as esperadas, com patamares ficando entre 55 e 56 sacas por hectare nessas lavouras que já enfrentaram falta de luminosidade em novembro.
As precipitações deste mês também impedem o término das atividades de plantio da segunda safra de milho, restando ainda 10% das lavouras para semear, e a entrada em campo para aplicação de adubação e de defensivos.
Na visão do produtor, a safrinha de milho está se desenvolvendo bem até aqui, mas é preciso que essas chuvas deem uma trégua para os manejos conseguirem avançar da maneira esperada.
Comiran destaca ainda que, os produtores da região estão segurando novas vendas de soja e de milho enquanto olham para a instabilidade do mercado e para os altos custos de produção da próxima temporada 2022/23. Ele aponta que diante de um déficit de cerca de 20% entre a alta dos preços de grãos e os aumentos dos insumos, os produtores estão mais receosos, já que um erro de planejamento neste momento pode custar a rentabilidade da próxima safra.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Campos de Júlio/MT no vídeo.
0 comentário
Soja fecha 2ª feira com forte baixa na Bolsa de Chicago na carona do milho e pressionada pelo clima bom no Corn Belt
Soja intensifica baixas em Chicago nesta 2ª, acompanhando despencada do milho por clima nos EUA
Soja/Cepea: Demanda por derivados nos EUA sustenta futuros
Soja cai mais de 1% em Chicago nesta 2ª feira, se ajustando antes do USDA e de olho nos EUA
Vendas de soja avançam na semana no mercado brasileiro, com margens remunerando melhor o produtor
Academia Amssoja Brasil promove imersão em jornada do cliente e CRM