Queiroga confirma dois casos de variante "Deltacron" da Covid-19 no país
![]()
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira que o Brasil registrou até o momento dois casos da nova variante da Covid-19 que vem sendo chamada de Deltacron --uma recombinação das variantes Delta e Ômicron--, ambos no Norte do país.
"Tudo o que acontece nos países nós observamos. Por exemplo, essa variante, em que seria uma junção da Ômicron com a Delta, a Deltacron, que tem mais na França e em alguns outros países da Europa, nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil, um no Amapá e outro no Pará, e nós monitoramos todos esses casos", afirmou.
A Deltacron, segundo o ministro, foi classificada como variante de importância e está sendo monitorada pelos serviços de vigilância. Queiroga, no entanto, afirmou que as medidas de contenção são as mesmas adotadas até agora.
"Se eu tivesse que indicar uma medida é aplicar a dose de reforço (da vacina). Se você não tomou a dose de reforço procure uma unidade de saúde", disse.
Os pesquisadores que identificaram a Deltacron apontam que a variante recombinada não aparenta trazer mais risco e deve ser neutralizada pelas atuais vacinas. Isso porque ela uniu a proteína spike da Ômicron --que facilita a entrada no organismo e, por isso tornou a variante mais contagiosa-- com o centro da variante Delta, e não criou mutações que possam driblar as vacinas.
Apesar dos sinais de que a epidemia ainda está longe de acabar, o ministro se reuniu nesta terça-feira com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar da flexibilização do estado de emergência sanitária no país.
Segundo publicou Pacheco em suas redes sociais, o ministro apresentou dados de internações e da vacinação do país para defender o fim do estado de pandemia.
"Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China, mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado", disse Pacheco.
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados