Scot Consultoria: Produção de leite acresceu quase 400% em cinquenta anos
Com o aumento da população, existe a necessidade, também crescente, de maior produção de alimentos. O Brasil, com papel importantíssimo nesse aspecto, tem melhorado suas técnicas produtivas ao longo dos anos, como é o caso da produção de leite.
De 1974 a 2020, aumentou a quantidade de vacas ordenhadas e o volume de leite produzido.
Nesse período, a produção brasileira de leite cresceu 399,1%, totalizando 35,4 bilhões de litros em 2020. Esse aumento equivale a um incremento médio de 603,1 milhões de litros ao ano (IBGE).
O número de vacas ordenhadas caiu duas vezes no período: entre 1995-1996 e 2014-2017, com quedas de 20,9% e 26,8%, respectivamente (figura 1).
As quedas nesses períodos se devem à diminuição do número de produtores de leite, sendo que os produtores de menor porte saíram da atividade devido à insustentabilidade financeira do negócio.
Na década de 90, época de abertura econômica, a importação de produtos lácteos levou à necessidade dos produtores de aumentar a produtividade, a fim de se tornarem competitivos.
Nos anos que seguiram, o rebanho tornou a crescer, com uma demanda crescente pelos produtos lácteos. Não só houve crescimento do rebanho, como também da produtividade por vaca. Veja na figura 2.
Vale ressaltar que a média brasileira de produção de leite diária está bem abaixo das fazendas eficientes, cuja tecnificação e produtividade são modelos.
Essa produção média baixa indica que a quantidade de produtores com baixa produtividade é grande. Mas, o mercado estima que grandes produtores, nas principais bacias leiteiras do país, são os responsáveis pela maior parte da produção de leite cru. Veja na figura 3.
Apesar da produção média brasileira por vaca ser baixa, o Brasil ocupa o sexto lugar entre os maiores produtores mundiais de leite de vaca (USDA, 2021).
A produtividade vem aumentando conforme o número de pequenos produtores diminui, devido a menor competitividade.
Referências Bibliográficas
Censo Agropecuário (2017) - IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/. Acesso em: 6 de mar. de 2022.
SIDRA, Sistema IBGE de Recuperação Automática.
USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, sigla em inglês.
0 comentário
Gadolando cobra medidas mais amplas para garantir sobrevivência dos produtores de leite
Sindilat: Setor lácteo recebe apoio, mas cobra pacote de impacto imediato
Estudo mostra que produtores de leite perdem R$ 1.200 por vaca com mastite. Especialista indica métodos de prevenção
“Aprovação do projeto que proíbe a reconstituição de leite em pó e derivados é um avanço em SC” avalia FAESC
Goiás proíbe venda de leite líquido feito a partir de leite em pó importado
Gadolando celebra prêmio Destaque Holandês e cobra medidas efetivas de apoio à cadeia leiteira