Ibovespa reduz alta com exterior, após Fed elevar juros nos EUA
![]()
Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa evolveu parte dos ganhos na tarde desta quarta-feira, acompanhando movimento em Wall Street após o banco central norte-americano elevar a taxa de juros do país.
O Federal Reserve (Fed) aumentou os juros em 0,25 ponto percentual, para faixa entre 0,25% e 0,50%, conforme amplamente esperado pelo mercado. A instituição projetou que sua taxa básica atingirá um intervalo entre 1,75% e 2% até o fim do ano.
Além disso, o Fed afirmou que espera começar a reduzir seu balanço de quase 9 trilhões de dólares "em uma próxima reunião".
Às 15:30, o Ibovespa subia 0,41%, a 109.404,63 pontos. O volume financeiro era de 20,7 bilhões de reais.
Logo antes da divulgação, o índice local registrava alta de pouco mais de 1%, impulsionado por ações de commodities, após sinalização positiva da China ao mercado, e por indicações de avanço nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
Em Nova York, os principais índices de ações perderam terreno após a decisão e comunicado do Fed e o Dow Jones chegou a operar no território negativo.
O Banco Central brasileiro também divulga sua decisão de política monetária nesta quarta-feira, após o fechamento do mercado.
A Vale era a principal contribuição para a alta do Ibovespa, enquanto a Petrobras estava na ponta oposta, diante da queda do petróleo e após o presidente Jair Bolsonaro dizer que "existe a possibilidade" de substituição do atual presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna.
A declaração ocorreu em meio às crescentes críticas do chefe do Executivo contra a estatal devido aos seguidos aumentos dos preços dos combustíveis.
A sessão é marcada ainda por vencimento de opções sobre o Ibovespa.
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados