Petrobras paga recorde de R$ 54,5 bi em royalties e participações especiais em 2021
![]()
A Petrobras pagou no ano passado 54,5 bilhões de reais em royalties e participações especiais ao governo federal, Estados e municípios, o maior valor anual já contabilizado, disse a estatal nesta sexta-feira.
O montante representa um aumento de cerca de 70% ante 2020 e de 36% frente a 2019, ano do recorde anterior, de 39,9 bilhões.
"Esses valores expressivos demostram que as atividades da Petrobras geram retorno não só para a companhia, mas para a sociedade como um todo", disse em nota.
A Petrobras é a principal empresa pagadora de royalties e participações especiais aos cofres públicos brasileiros. Nos últimos cinco anos, as cifras vêm aumentando --a de 2021 foi 285% maior do que a paga em 2016, ressaltou a estatal.
Os royalties incidem sobre o valor da produção do campo de petróleo ou gás e são pagos mensalmente, como compensação financeira devida pelas concessões de exploração e produção.
Já a participação especial é uma compensação financeira extraordinária devida pelos concessionários que atuam em campos de grande volume de produção.
0 comentário
Wall Street fecha em alta após queda do petróleo e abertura do Estreito de Ormuz
Petrobras deixa de atender 10% do pedido de diesel de distribuidoras para maio, dizem fontes
Brasil soma mais de 200 invasões de propriedades rurais nos últimos três anos
Exportações brasileiras para UE podem aumentar em US$1 bi já este ano com entrada em vigor de acordo com Mercosul, diz Apex
Irã diz que Estreito de Ormuz está aberto e Trump vê acordo "em breve" para acabar com a guerra
Presidente do Líbano diz que futuro acordo não cederá território