Cerca de 35% dos novos casos de Covid nos EUA são causados por subvariante BA.2 da Ômicron, diz CDC
![]()
Por Michael Erman e Bhanvi Satija
(Reuters) - A subvariante BA.2 da variante Ômicron do coronavírus foi responsável por mais de um terço dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos na semana que acabou no dia 19 de março, de acordo com uma estimativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nesta terça-feira.
As infecções pela Covid-19 nos Estados Unidos caíram bruscamente desde que atingiram níveis recordes em janeiro, apesar do ressurgimento do coronavírus em partes da Ásia e da Europa por conta da subvariante BA.2, que aumentou as preocupações.
Alguns especialistas alertaram que os níveis mais altos da subvariante da Ômicron coincidiram com o fim da maioria das restrições pandêmicas nos Estados Unidos, o que pode ser um presságio de uma nova onda.
A maior parte do país é considerada com baixos níveis de transmissão de Covid, após novas orientações do CDC aplicadas no mês passado e que enfatizam a capacidade hospitalar e que dizem que a maioria dos norte-americanos não precisa mais usar máscaras.
No dia 19 de março, a média semanal móvel de casos de Covid-19 nos EUA foi de 27.747, uma queda de 18% em relação à semana anterior.
O principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, o Dr. Anthony Fauci, disse no domingo que o país provavelmente verá um aumento nos casos, como foi registrado na Europa, especialmente no Reino Unido.
"Eles têm a BA.2. Eles têm um afrouxamento de algumas das restrições, como o uso de máscaras em ambientes internos, e há uma queda da imunidade", acrescentou Fauci.
(Reportagem de Bhanvi Satija, Ankur Banerjee em Bengaluru e Michael Erman em Nova Jersey)
0 comentário
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados
Taxas dos DIs ficam estáveis em dia com baixa liquidez