HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Alerta continua e chuva chega com ventania, volumes expressivos e até granizo no PR, MS e SP nesta 6ª feira

Publicado em 25/03/2022 10:24 e atualizado em 25/03/2022 11:57
Além dessa área, Inmet monitora a permanência de tempo muito instável no Maranhão e no Piauí nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

A condição do tempo no Sul do Brasil continua sendo monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há pelo menos dois dias recebendo chuvas intensas, de acordo com a meteorologista Naiane Araújo, o tempo continua muito instável na região, com avanço da chuva intensa também para áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo nas próximas horas. 

Durante a semana um sistema de baixa pressão na atmosfera influenciou a formação de nuvens carregadas pelo Sul do Brasil e agora uma massa de ar muito úmida é o que está favorecendo as chuvas intensas, sobretudo no Paraná. Além disso, a entrada de uma frente fria no Rio Grande do Sul, observada nas últimas horas, também está influenciando na instabilidade. 

De acordo com Naiane o cenário continua sendo de alerta e a chuva pode chegar com pacote completo e trazendo transtornos: volumes expressivos, ventania, risco de alagamentos e eventual queda de granizo em algumas áreas devido às altas temperaturas dos últimos dias. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação na página oficial do Inmet, válido para o norte do Paraná, centro-sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nas próximas 24 horas: 
 

Destaque sul
Destaque sul

Além do Sul do Brasil, o tempo continua muito instável no Nordeste do Brasil, também sendo monitorado pelo Inmet. A meteorologista explica que a  Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua em atuação, o que explica os volumes expressivos registrados no Maranhão e Piauí nos últimos dias. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas em áreas do Maranhão e do Piauí. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", alerta no, entanto, o aviso laranja na página do Inmet. 

Entre Minas Gerais e interior da Bahia, a condição continua sendo de tempo muito seco, a atuação de um vórtice segue impedindo o avanço da instabilidade para as duas áreas, que não devem ter mudanças significativas na condição do tempo nos próximos dias. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas em todo Brasil: 

GIF 25-03-2022 10-46-04
GIF 25-03-2022 10-46-04

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário