Irã culpa EUA por suspensão de negociações nucleares em Viena
![]()
DUBAI (Reuters) - Os Estados Unidos são responsáveis pela pausa nas negociações entre o Irã e potências mundiais em Viena sobre a retomada do acordo nuclear de 2015, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano nesta segunda-feira.
"A América é responsável pela suspensão dessas negociações... um acordo está muito perto de ser alcançado", disse Saeed Khatibzadeh em entrevista coletiva semanal.
"Washington deveria tomar uma decisão política para a retomada do acordo", afirmou ele, acrescentando que o Irã "não esperará para sempre".
O Departamento de Estado dos EUA disse na quinta-feira que um pequeno número de questões pendentes permanece nas negociações nucleares, acrescentando que o ônus de tomar essas decisões é do Irã.
O governo iraniano afirmou que ainda há questões pendentes, incluindo a remoção pelos EUA de uma designação de organização terrorista estrangeira contra a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.
Além disso, Teerã vem pressionando por garantias de que qualquer futuro presidente dos EUA não se retire do acordo. A extensão em que as sanções seriam revertidas é outra questão não resolvida.
Khatibzadeh também disse que Teerã está pronta para retomar as negociações com seu principal rival regional, a Arábia Saudita, se os sauditas mostrarem disposição para resolver questões bilaterais pendentes.
(Por Parisa Hafezi)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde