UE vai propor veto a importações de carvão, produtos químicos e madeira da Rússia, diz fonte
![]()
Por Francesco Guarascio
BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia vai propor nesta terça-feira aos países da União Europeia novas sanções abrangentes contra a Rússia, incluindo a proibição de importações de carvão, madeira, produtos químicos e outros produtos no valor de cerca de 9 bilhões de euros por ano, disse uma fonte da UE à Reuters.
A União Europeia também vai propor o veto de exportações para a Rússia no valor de mais 10 bilhões de euros por ano, incluindo semicondutores, computadores, tecnologia para gás GNL e outros equipamentos elétricos e de transporte, segundo a fonte.
Navios e caminhões russos seriam impedidos de acessar a UE, prejudicando ainda mais o comércio, disse a fonte, com exceções feitas para produtos energéticos, alimentos e medicamentos.
A UE, formada por 27 países, também proibiria todas as transações com o VTB e outros três bancos russos que já foram excluídos do sistema SWIFT, disse a fonte, enquanto dezenas de outros indivíduos, incluindo oligarcas e políticos, seriam adicionados à lista de sanções da UE.
A proibição do carvão, se aprovada pelos países da UE, seria a primeira envolvendo importação de energia da Rússia adotada pelo bloco desde que Moscou lançou o que chama de "operação especial" na Ucrânia em 24 de fevereiro.
A Comissão havia proposto tal veto em janeiro caso a Rússia invadisse sua vizinha, mas fontes da UE disseram à Reuters que foi bloqueado pela Alemanha, o país da UE que mais depende do carvão da Rússia.
Uma fonte do governo alemão disse à Reuters que a Alemanha apoiaria um embargo gradual da UE às importações de carvão da Rússia.
A proibição do carvão estaria avaliada em cerca de 4 bilhões de euros por ano, afirmou a fonte da UE.
0 comentário
Trump diz que seria "inteligente" Maduro deixar poder na Venezuela
Minério de ferro cai com manutenções em usinas e aumento de estoques em portos chineses
China se compromete a intensificar renovação urbana e estabilizar mercado imobiliário em 2026
Crescimento econômico dos EUA deve ter permanecido forte no 3º trimestre
Ações da China fecham em alta, lideradas por ações de metais não-ferrosos
Wall Street avança com rali em setor de tecnologia