BCE só vai elevar juros "algum tempo" após fim de compras de títulos, diz Lagarde
![]()
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu só começará a aumentar os juros "algum tempo" depois de encerrar suas compras líquidas de ativos, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta quinta-feira.
Embora os mercados monetários tenham precificado aumentos totais de cerca de 0,70 ponto percentual na taxa de depósito do BCE até o fim do ano, esse é um ritmo mais rápido do que o endossado até mesmo pelos membros mais conservadores do Conselho do BCE --um contraste destacado por Lagarde.
"Vamos manter nossa sequência. A sequência que concordamos é: primeiro concluir as compras líquidas de ativos e, algum tempo depois, decidir o aumento da taxa de juros e as altas subsequentes", disse ela após a última reunião de definição de política monetária do BCE.
"Afirmamos a conclusão muito provável das compras líquidas de ativos no terceiro trimestre, sem ser mais específicos, mas com a mente aberta sobre quando no trimestre --pode ser no início, pode ser mais tarde."
Lagarde também disse que as medidas do núcleo de inflação na zona do euro superararm a meta de 2% do Banco Central Europeu e que a instituição está monitorando de perto as expectativas de alta dos preços.
Ela disse que os riscos de alta para as perspectivas de inflação se intensificaram, especialmente no curto prazo.
(Por Francesco Canepa e Balazs Koranyi)
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte