Comissão Nacional do Café discute ações para 2022
A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na segunda (25) para discutir as ações para 2022 e o panorama do mercado cafeeiro.
O novo presidente da Comissão, José Edgard Pinto Paiva, e o vice-presidente, Thiago Luiz Orletti, falaram aos membros da Comissão sobre a importância da atuação do colegiado na construção de agendas estruturantes para o setor.
“A nossa intenção é realizar uma presidência efetiva e presente, que trabalhe projetos estruturais e estratégicos para a cafeicultura a serviço dos produtores brasileiros. Nosso objetivo será trabalhar pela cafeicultura e pelo cafeicultor”, afirmou Paiva.
As ações prioritárias da Comissão para este ano incluem projetos voltados para a agregação de valor e a venda direta de cafés diferenciados; a promoção do seguro rural para a cafeicultura; estatísticas do setor; e a orientação aos produtores quanto aos contratos de venda antecipada de café.
Também foi apresentado o panorama do mercado cafeeiro, em palestra do professor do Centro de Inteligência em Gestão e Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Luiz Gonzaga de Castro Junior.
Gonzaga falou sobre os números da série histórica da safra brasileira, das cotações e das perspectivas quanto ao cenário global de oferta e demanda.
Ele ressaltou que o Brasil precisa avançar em setores chaves para reduzir o risco institucional – fertilizantes, defensivos, comercialização, gestão e demais tecnologias –, além de caracterizar, mensurar e analisar a mão de obra do setor.
Participaram do encontro a assessora da Comissão, Raquel Miranda, além de representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta