Preços ao produtor no Brasil aceleram alta a 3,13% em março com custos de refino de petróleo e de alimentos
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Os custos de refino de petróleo e de alimentos pesaram e os preços ao produtor no Brasil aceleraram com força a alta a 3,13% em março, de acordo com os dados desta quinta-feira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em fevereiro, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia subido 0,54% sobre o mês anterior. O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma alta de 18,31% até março, embora o avanço tenha enfraquecido ante 20,02% em fevereiro.
Os preços de petróleo e fertilizantes vêm sendo fortemente impactados no exterior pela guerra entre Rússia e Ucrânia, o que pressiona a inflação ao consumidor no Brasil, já bem acima do teto da meta do Banco Central e provocando alta da taxa de juros.
Entre as 24 atividades analisadas no IPP, o IBGE apontou que as maiores influências vieram de refino de petróleo e biocombustíveis (1,23 ponto percentual), alimentos (0,71 p.p.), indústrias extrativas (0,61 p.p.) e outros produtos químicos (0,57 p.p.).
"Essas quatro atividades responderam por 3,12 pontos percentuais, praticamente todo o índice", disse o gerente do IPP, Manuel Campos, explicando que o resultado de março do índice teve forte influência do movimento internacional do petróleo.
"Quando aumenta o preço do barril, aumenta o preço dos derivados. Os preços do setor de refino de petróleo e biocombustíveis aumentaram... em março, com destaque para o óleo diesel e gasolina", completou.
Os custos de refino de petróleo e biocombustíveis dispararam 10,84% em março, variação mais intensa desde novembro de 2021 (7,45%). As indústrias extrativas registraram alta de 10,69% e outros produtos químicos subiram 5,75% no mês.
"Os resultados observados estão ligados principalmente aos preços internacionais, com impacto nos custos de aquisição das matérias-primas, especialmente dos produtos ligados a adubos e herbicidas, que foram responsáveis por mais de 90% do aumento do setor", disse Campos.
Já os preços dos alimentos subiram 3,01%, no resultado mais alto desde outubro de 2020 (4,67%).
O IPP mede a variação dos preços de produtos na "porta da fábrica", isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Guerra no Oriente Médio vai reduzir crescimento e com impacto em cascata, diz presidente do Banco Mundial
Equipe dos EUA vai às negociações com Irã no Paquistão com baixas expectativas
Ibovespa renova recordes com investidor de olho no Oriente Médio
Dólar volta a cair e se aproxima dos R$5,00 sob influência do exterior
Wall St encerra sem direção comum conforme investidores avaliam negociações no Oriente Médio
Reino Unido convocará mais negociações sobre Estreito de Ormuz na próxima semana, diz autoridade