Ministro do Meio Ambiente ressalta importância do agro na busca pela sustentabilidade
O setor do agro, a agroindústria e a indústria de máquinas têm a possibilidade de ajudar o país a ser cada dia mais sustentável. Essa afirmação é do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em visita à Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação na manhã desta quinta-feira (28).
Ao percorrer os estandes da feira e conhecer de perto as muitas soluções inovadoras e tecnológicas apresentadas pelos expositores, Leite ressaltou que existe uma preocupação global com sustentabilidade e uma atuação conjunta e comprometida com a nova economia verde.
“O agronegócio pode ser uma solução para a geração de bioenergia. Usinas de álcool e açúcar podem gerar hidrogênio verde enquanto os resíduos orgânicos da suinocultura, produção de leite e pecuária, entre outros, se transformam em biogás reduzindo as emissões de carbono. Nós saímos do passivo para o ativo ambiental”, frisou.
O ministro apontou o agronegócio como parceiro importante nos desafios climáticos, tanto brasileiros como globais e citou o programa Metano Zero como iniciativa integrante desta caminhada rumo à sustentabilidade na agricultura. Lançado no início deste ano, o programa incentiva a produção de biogás e biometano pelos produtores com financiamento, incentivos, desoneração, capacitação, desenvolvimento e difusão de tecnologias.
“Não é multar, reduzir e culpar o produtor, mas sim inovar, empreender e incentivar”, salientou. “Os empreendedores do agro são parceiros importantes neste imenso desafio de reduzir as emissões de gás metano, recebendo incentivos para tratar resíduos e produzir energia, além de gerar produtos agregados. O agro é amigo e parceiro nestas ações que buscam alcançar e beneficiar tanto o empreendedor quanto a natureza e é nesse sentido que vamos caminhar”.
A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.
0 comentário
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética