Bolsonaro diz que anunciará em breve projeto de energia eólica no Nordeste com setor privado
![]()
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta sexta-feira que vai anunciar em breve um projeto de energia eólica na costa da Região Nordeste juntamente com a iniciativa privada que poderia, em suas contas, gerar eletricidade equivalente a 50 usinas hidrelétricas de Itaipu.
Em entrevista à Rádio Metrópole FM, de Cuiabá (MT), Bolsonaro não especificou de que tipo de projeto falava. O Nordeste é a principal área de geração eólica no Brasil, atraindo fortes investimentos da iniciativa privada na última década.
"Daqui a pouco tempo, vamos anunciar nos próximos dias com a iniciativa privada, porque nós não temos dinheiro, nós podemos em poucos anos termos uma geração de energia na costa do Nordeste equivalente a 50 Itaipus, energia limpa, eólica, onde de lá nós estaremos produzindo o hidrogênio verde, que o mundo todo está interessado no hidrogênio verde e nós vamos mandar energia para o mundo todo", disse.
O hidrogênio verde a que Bolsonaro se refere é produzido em um eletrolisador que consome exclusivamente energia renovável, o que faz dele um combustível com potencial de combater as mudanças climáticas. Além da expectativa de ser utilizado em veículos do futuro, também há aplicações nas indústrias alimentícias e outras.
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte