Confiança do investidor da zona do euro cai, recessão "torna-se visível"
![]()
BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores da zona do euro caiu em maio para seu nível mais baixo desde junho de 2020, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, caindo pelo terceiro mês consecutivo à medida que o impacto da guerra na Ucrânia sobre a maior economia da Europa se torna cada vez mais claro.
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -22,6 em maio, de -18,0 em abril. Pesquisa da Reuters havia apontado para uma leitura de -20,8 em maio.
"A economia global está enfrentando uma 'tempestade perfeita'", disse Manfred Huebner, diretor administrativo da Sentix, em comunicado.
"Os traços do conflito na Ucrânia também estão se tornando cada vez mais visíveis na economia", disse ele, acrescentando sobre a zona do euro: "A recessão está se tornando visível"
Um índice das condições atuais caiu para -10,5 em maio de -5,5 em abril, recuando pelo terceiro mês consecutivo para seu nível mais baixo desde março de 2021.
O índice de expectativas caiu para -34,0 em maio de -29,8 em abril, queda também pelo terceiro mês consecutivo e atingindo seu nível mais baixo desde dezembro de 2008.
(Por Paul Carrel)
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte