Consumidor dos EUA vê inflação menor no curto prazo e eleva intenção de gasto, diz Fed de NY
![]()
(Reuters) - As expectativas de inflação dos consumidores dos Estados Unidos para daqui a um ano caíram em abril, mas a previsão de inflação para o médio prazo aumentou e as expectativas de gastos das famílias atingiram um recorde, segundo pesquisa do Federal Reserve de Nova York publicada nesta segunda-feira.
A mediana das expectativas para a inflação em um ano caiu 0,3 ponto percentual, para 6,3%, enquanto a mediana para o horizonte de três anos aumentou 0,2 ponto, a 3,9%.
Os norte-americanos estão nas garras da inflação mais alta em 40 anos, com poucos sinais de que ela diminuirá em breve.
Na semana passada, o Federal Reserve elevou os juros em 0,50 ponto percentual, o maior ajuste em 22 anos, e o chair do banco central, Jerome Powell, sinalizou que as autoridades estão prontas para aprovar aumentos da mesma magnitude nas reuniões de política monetária de junho e julho, conforme o Fed intensifica sua luta para reduzir a taxa de aumento dos preços.
O aperto da política monetária tende a aliviar a inflação ao diminuir a demanda, mas a pesquisa do Fed de Nova York sugere que as famílias ainda não têm planos de cortar gastos. A mediana das expectativas para o crescimento dos gastos subiu para 8,0%, aumento de 0,3 ponto percentual sobre a pesquisa anterior e um recorde para a série.
(Por Lindsay Dunsmuir)
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte