Dólar se acomoda um dia após registrar maior queda em quase 9 meses
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha oscilações moderadas nesta quarta-feira e já operou entre altas e quedas, mantendo-se bem abaixo de 5 reais um dia depois de registrar o maior declínio em quase nove meses, e antes de falas de autoridades do banco central brasileiro.
Investidores monitoravam o dia menos favorável a risco nas praças financeiras internacionais, na sequência de um rali nas bolsas de valores e outros mercados que ajudou a melhorar o sentimento e derrubou o dólar em todo o mundo. Mas no mercado de moedas o dólar de forma geral perdia terreno contra várias divisas emergentes pares do real, como peso mexicano e rand sul-africano.
O mercado ainda operava sob a batuta de declarações feitas na véspera pelo chefe do banco central norte-americano, Jerome Powell. Apesar de ter endossado que o Fed subirá os juros para onde for necessário para combater a inflação, Powell evitou sinalizar movimentos mais acentuados.
"Por mais uma vez, Powell tenta corrigir o que foi considerado o 'desastre' do discurso pós-reunião do Fomc e busca demonstrar um movimento supostamente coordenado de todos os membros, em torno de uma elevação de 50 pontos-base nas próximas reuniões de política monetária", disse Jason Vieira, economista-chefe e sócio da Infinity Asset, avaliando que o ritmo de 50 pontos-base é "relativamente lento", considerando quão "atrás da curva" o Fed está.
Às 9:44 (de Brasília), o dólar à vista tinha variação positiva de 0,07%, a 4,9465 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento mostrava ligeira alta de 0,09%, a 4,9640 reais.
O dólar spot variou nesta quarta entre 4,958 reais (+0,31%) e 4,9204 reais (-0,45%) --menor patamar intradiário desde 4 de maio.
Da agenda doméstica, atenção a eventos com participação do presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Monetária, Bruno Serra.
Na segunda-feira, Serra disse que a depreciação do real desde as máximas em torno de 4,60 reais vistas em abril refletiu impacto da desaceleração chinesa e do aperto monetário implementado nos Estados Unidos --com efeito maior da China--, ponderando haver incertezas no médio prazo.
O dólar spot encerrou a terça-feira em forte baixa de 2,14%, a 4,9428 reais na venda --maior queda desde 24 de agosto de 2021 (-2,25%). O patamar de encerramento foi o menor desde o último dia 4 (4,9020 reais).
(Por José de Castro)
0 comentário
Guerra no Oriente Médio vai reduzir crescimento e com impacto em cascata, diz presidente do Banco Mundial
Equipe dos EUA vai às negociações com Irã no Paquistão com baixas expectativas
Ibovespa renova recordes com investidor de olho no Oriente Médio
Dólar volta a cair e se aproxima dos R$5,00 sob influência do exterior
Wall St encerra sem direção comum conforme investidores avaliam negociações no Oriente Médio
Reino Unido convocará mais negociações sobre Estreito de Ormuz na próxima semana, diz autoridade