Países da América Latina e Caribe assinam acordo para gestão coordenada de fronteiras
![]()
SÃO PAULO (Reuters) – Representantes de 11 países da América Latina e Caribe assinaram um Acordo de Reconhecimento Mútuo Regional (ARM) para integrar a gestão das fronteiras da região, no intuito de fortalecê-la no comércio global, disse à Reuters o coordenador executivo do Instituto Aliança Procomex, John Mein.
A gestão coordenada de fronteiras depende de uma interrelação entre diversos órgãos nos âmbitos sanitário, fitossanitário e agrícola, e a assinatura do acordo contou com aduaneiros dos 11 países.
“Não foi uma discussão a nível de produto agrícola específico, é muito mais a busca de melhoria de processos para que haja menos ônus de tempo e imprevisibilidade ao cruzar fronteiras”, afirmou Mein.
Segundo ele, o próximo passo é implementar o acordo, alinhando procedimentos legais fronteiriços, e levar adiante a agenda de gestão coordenada.
O ARM foi firmado durante seminário internacional do Operador Econômico Autorizado (OEA), em São Paulo, promovido pelo Procomex em parceria com a Receita Federal do Brasil.
“Pioneiro no mundo, o acordo fortalecerá a América Latina e o Caribe no comércio internacional.”
O intendente aduaneiro da Superintendência de Administração Tributária (SAT) da Guatemala e vice-presidente da Região das Américas e Caribe, Werner Ovalle, ressaltou que o ARM Regional contará com 2009 operadores econômicos autorizados na América do Sul, na América Central e Caribe.
“Nós teremos uma região conectada, integrada, digital e competitiva”, disse ele em nota.
Estão envolvidos na parceria a Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
(Por Nayara Figueiredo)
0 comentário
Começou o plantio e a renegociação do endividamento não evolui
Boa Tarde Agro - Farelo despenca quase 4% em Chicago, soja e óleo acompanham perdas; reajusta do Bolsa Família tumultua Brasília
Número de mortos entre tropas dos EUA na guerra contra Irã é maior que o registrado pelo Pentágono, diz Washington Post
Queda de mais de 4% pro farelo, puxa soja e pressão da colheita começa a entrar no preço
“Brasil precisa sair da arquibancada”: Cabrera cobra diplomacia comercial para transformar força do agro em poder global
Terremoto de magnitude 4,8 atinge Região Metropolitana do Chile, diz EMSC