Produção de açúcar no Centro-Sul na primeira quinzena de maio deve cair 30%
A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve totalizar 1,67 milhão de toneladas na primeira quinzena de maio, uma queda de 30,1% no ano. É o que aponta uma pesquisa da S&P Global Commodity Insights com 11 analistas.
Dos analistas consultados, a estimativa de moagem de cana variou de 33,3 milhões de toneladas a 38,5 milhões de toneladas. A estimativa média era de uma moagem total de cana de 35,6 milhões de toneladas, uma queda de 14,1% no ano.
O clima no Centro-Sul foi favorável para a moagem durante a primeira quinzena de maio, com menos de um dia esperado para chuva e cerca de 235-245 usinas ativas em 16 de maio.
“A safra Centro-Sul está acelerando, mas ainda atrasada em relação ao ano passado”, segundo a Platts Analytics. “Além disso, as usinas devem desviar mais cana para a produção de etanol do que no mesmo período do ano passado porque o etanol tem sido mais lucrativo que o açúcar desde o início da temporada.”
A proporção de cana utilizada para a produção de açúcar deverá ser de 40,9%, abaixo dos 46,0% do ano anterior. Esperava-se que os produtores brasileiros aproveitassem a recente alta do preço do etanol durante os estágios iniciais da safra, mas as expectativas de longo prazo são de que as usinas maximizem sua produção de açúcar durante a segunda metade da safra.
A Platts avaliou que o etanol hidratado em usina de Ribeirão Preto convertido em equivalente de açúcar bruto estava em 20,27 centavos/lb em 19 de maio, de acordo com dados da S&P Global. O contrato futuro de açúcar de julho NY11 fechou em 19 de maio a 19,77 centavos/lb, um desconto de 0,50 centavos/lb sobre o preço do etanol hidratado expresso em açúcar bruto equivalente.
O açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar, ou ATR, deverá ser de 122,3 kg/mt, uma redução de 7% no ano.
A produção total de etanol da cana-de-açúcar deverá ser de 1,58 bilhão de litros, queda de 14,2% no ano.
A produção de etanol hidratado era de 1,09 bilhão de litros, segundo a média das respostas dos analistas à pesquisa. Isso representaria uma queda de 11,7% no ano. A produção de etanol anidro no 1º semestre de maio era de 478 milhões de litros, 20,7% menor no ano, segundo o levantamento.
A UNICA deve divulgar seus números oficiais de produção no início da próxima semana.
0 comentário
Açúcar fecha em alta pelo quarto pregão seguido; Nova Iorque atinge maior nível em seis semanas
Entregas de açúcar bruto na ICE em julho totalizam 796.500 t, dizem operadores
CEO da Raízen diz que vendas de usinas vão continuar, mas sem pressa
Açúcar mantém alta nas bolsas com clima na Índia e oferta global no radar do mercado
Etanol/Cepea: Clima chuvoso restringe oferta e sustenta preços
Açúcar/Cepea: Liquidez segue baixa; preços se recuperam