CRA do Senado debate expansão da cultura do trigo no Brasil
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária promove quinta-feira (2), às 8h, audiência pública para debater as recentes pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) quanto à tropicalização da cultura do trigo, seus resultados e as perspectivas de expansão da produção para os estados das regiões Norte e Nordeste.
Requerida pelos senadores Chico Rodrigues (União-RR) e Acir Gurgacz (PDT-RO), a audiência aponta para a preocupação com a necessidade de se reduzir a dependência de importação do trigo no país — algo em torno de seis milhões de toneladas —, que gira em torno de 50% do que é consumido.
“O trigo é a mais política de todas as commodities. Um problema na sua oferta pode provocar muitas revoltas na população, uma vez que o trigo é matéria prima para inúmeros derivados, presentes no dia a dia das pessoas, como o pão, por exemplo, item de consumo tão presente na mesa das famílias brasileiras", justifica Rodrigues.
De acordo com o senador, em dezembro de 2021, a Embrapa Roraima começou os experimentos com cultivares na sua Vitrine Tecnológica, em Boa Vista, para observar, em campo, o comportamento da cultura do trigo nas condições locais.
“As cultivares BRS 264, BRS 394 e BRS 404, previamente desenvolvidas pela Embrapa Cerrados, foram selecionadas para teste em Roraima e estão sendo avaliadas. Os primeiros resultados foram animadores e o plantio em escala com essas cultivares foi iniciado ainda em janeiro de 2022, no Campo Experimental Água Boa (Ceab)”, relata o senador por Roraima.
Foram convidados a participar da audiência pública:
- Celso Moretti, presidente da Embrapa;
- Júlio Albrecht, pesquisador em trigo da Embrapa Cerrado;
- Edvan Alves Chagas, chefe-geral da Embrapa Roraima;
- João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);
- Geraldo Falavinha, produtor do estado de Roraima.
0 comentário
Perdas na safra de trigo paulista agravam desafios para a cadeia produtiva estadual
Trigo perde quase 2% em Chicago nesta quarta-feira e fecha abaixo de US$ 6,00 pela primeira vez desde julho
Trigo/Cepea: Preços externos recuam, mas oferta restrita sustenta cotações no Brasil
Brasil deve importar até 10 milhões de toneladas de trigo em 2027
Com projeção de importação recorde, Congresso Internacional do Trigo debate o futuro do setor
Geadas tardias causam perdas de até 15% em algumas áreas de trigo na Argentina, diz bolsa