Embrapa lançará soja resistente a estresse hídrico na Bahia
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Embrapa Cerrados lançará na próxima quarta-feira, no Bahia Farm Show, a cultivar de soja BRS 8383IPRO, uma variedade com maior resistência ao estresse hídrico que deve ajudar produtores que atuam em regiões com menos chuvas, disse a estatal nesta segunda-feira.
A cultivar, obtida por meio do programa de melhoramento genético da Embrapa, foi selecionada nas condições do Oeste baiano e possui ciclo médio, de 120 a 134 dias, "com alto teto produtivo e estabilidade de produção mesmo diante de condições de seca e temperaturas elevadas", disse a estatal em nota.
O chefe da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, indicou o estresse hídrico como um grande desafio do Oeste da Bahia, pois é o fator que mais retira produtividade das lavouras da região.
"No programa de melhoramento genético da Embrapa, testamos os materiais com metodologias que nos permitem diagnosticar a resistência ao estresse hídrico", disse ele.
A cultivar que será lançada no evento em Luís Eduardo Magalhães (BA), em parceria com a Fundação Bahia, apresenta ainda tolerância ao herbicida glifosato e expressa a proteína Bt, que permite oferecer proteção contra as principais lagartas da cultura da soja --nestes casos, por meio de tecnologias transgênicas.
(Por Laís Morais)
0 comentário
Soja reage em Chicago nesta 6ªfeira, mas acumula perdas superiores a 3% na semana; físico tem movimentos distintos no Brasil
Mato Grosso chega perto do fim do plantio de soja com antecipação dos trabalhos, diz Imea
Exportações de farelo de soja aceleram na reta final e fecham outubro 21% acima de 2025
Soja opera em direções diferentes em Chicago nesta sexta-feira, com janeiro ainda abaixo dos US$ 12,00
Soja oscila perto da estabilidade em Chicago nesta sexta-feira, com janeiro ainda abaixo dos US$ 12,00
Importações de soja pela China em 2026/27 estimadas em 110 mi t, diz adido do USDA