Strategie Grains corta previsão de exportação de trigo da UE com demanda fraca

Publicado em 09/06/2022 17:45

Logotipo Reuters

Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) - A consultoria Strategie Grains cortou nesta quinta-feira sua previsão mensal para as exportações de trigo soft da União Europeia nesta temporada em quase 2 milhões de toneladas, citando a desaceleração da demanda depois que o bloqueio das exportações de grãos da Ucrânia elevou os preços.

A empresa francesa espera que o bloco de 27 membros exporte 28,0 milhões de toneladas de trigo soft durante a temporada 2021/22 que termina em 30 de junho, abaixo dos 29,9 milhões projetados em maio e 31,4 milhões vistos em abril.

A invasão de Moscou ao exportador de grãos Ucrânia paralisou os embarques e elevou os preços globais do trigo, dissuadindo os compradores e levantando preocupações de uma crise global de alimentos.

A Strategie Grains também reduziu sua perspectiva de exportação de trigo da UE na nova temporada (2022/23), para 30,3 milhões de toneladas, ante 30,8 milhões previstos no mês passado, devido à fraca demanda global e à crescente concorrência de grãos norte-americanos e russos.

A consultoria disse que suas projeções de balanço incluíam um desbloqueio parcial das exportações marítimas ucranianas em 2022/23, mas que a situação era incerta. As tentativas da Turquia nesta semana de encontrar um compromisso encontraram resistência tanto de Moscou quanto de Kyiv.

Do lado da oferta para 2022/23, a consultoria cortou suas previsões para a colheita de trigo e cevada da UE em 2022 este mês, citando condições excessivamente secas durante a primeira metade da estação de cultivo em muitos países, principalmente na França.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário