Melão/Cepea: Safra do Vale está com preços superiores
A parcial da safra de melão (abril a maio) do Vale do São Francisco (BA/PE) está registrando preços acima dos do ano passado. A cotação média do amarelo a granel foi de R$ 4,26/kg no período, valor 114% superior à mesma parcial de 2021 – inclusive, esta foi a maior média nominal desde 2016, quando foi iniciada a série de preços para este tipo.
De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, os motivos para esse expressivo aumento são: o fim antecipado da safra 2021/22 do Rio Grande do Norte/Ceará; a menor quantidade de produtores no Vale, devido às dificuldades apresentadas no mercado interno desde o ano passado; e o impacto das chuvas no Nordeste, que foram mais constantes no verão.
É importante destacar, porém, que a rentabilidade da cultura poderia ser maior se não fosse o aumento do custo de produção unitário, diante da alta de preços dos principais insumos e do impacto do clima na produtividade.
De modo geral, espera-se que a safra feche com preços maiores neste ano, e que os preços do melão voltem a cair significativamente somente após a entrada da campanha do RN/CE.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES