Safra de cana em maio tem ATR mais baixo devido às chuvas; produtividade é próxima à da temporada passada, diz CTC
Os números de maio do boletim de Olho na Safra, elaborado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), indicam ATR (Açúcar Total Recuperável) de 123 kg/t de cana na região Centro-Sul, mais baixo do que o da safra anterior (130 kg/ t de cana em 2021/2022). A queda é reflexo dos maiores volumes de chuvas observados neste início de temporada, segundo os técnicos do CTC.
Já a produtividade dos canaviais verificada em maio de 2022, de 76 toneladas de cana por hectare, está bem próxima da observada em 2021/2022, de 77 toneladas por hectare.
Mais uma vez o destaque negativo tanto em produtividade quanto em ATR é do Mato Grosso do Sul, onde houve redução de rendimento devido principalmente ao efeito da geada e da seca na safra 2021/2022. Os elevados volumes de chuva em abril e maio contribuíram para o baixo ATR no estado.
O destaque positivo é para a região de Goiás, onde a seca na safra passada causou menor impacto aos canaviais, quando comparado às demais regiões do centro-sul.
0 comentário
Preços do algodão avançam nesta segunda-feira na bolsa de Nova York
Açúcar fecha em queda em Nova York com pressão da oferta global e exportações indianas
Moagem da cana recua no Norte e Nordeste e produção de açúcar cai em mais de 13%
Açúcar abre semana em queda em Nova Iorque com mercado atento à Índia
Feplana cobra avanço da LOA e alerta para crise na cana em PE
Açúcar fecha em queda nesta 5ªfeira nas principais bolsas pressionado por produção na Índia