Vibra compra 50% da ZEG Biogás e prevê até R$412 mi para novos projetos
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Vibra Energia anunciou nesta segunda-feira que assinou um contrato para aquisição de 50% do capital social da ZEG Biogás e Energia, empresa dedicada a soluções de biogás e biometano para substituição do uso do gás natural convencional e outros combustíveis fósseis, como óleo diesel e GLP.
A operação envolve um aporte primário de 30 milhões de reais, no fechamento da operação, e uma parcela secundária de 129,5 milhões de reais, segundo comunicado.
A companhia também disse que se comprometeu com aporte de até 412 milhões no negócio nos próximos anos para execução de novos projetos de biogás e biometano, dos quais 206 milhões de reais seriam referentes à participação de 50% da Vibra e os outros 206 milhões de reais seriam aportados em nome dos demais sócios.
"A operação complementa a plataforma de produtos e serviços renováveis da Vibra, reforçando a posição de relevância da Companhia no processo de transição e descarbonização da matriz energética brasileira, por meio da ampliação da oferta de energia mais limpa, renovável e sustentável", disse a Vibra.
A ZEG Biogás tem potencial de atingir produção de mais de 2 milhões de metros cúbicos por dia em até cinco anos.
Ainda segundo comunicado, a Vibra negociou opções de compras futuras do capital da ZEG Biogás, a valor de mercado. Na primeira opção, a Vibra pode ser titular de 70% do capital social da empresa e, na segunda, ser titular da integralidade das ações.
A efetiva conclusão da operação estará sujeita a determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
(Por Letícia Fucuchima; edição de André Romani)
0 comentário
EUA instam China a cumprir compromissos sobre terras raras e agricultura antes de reuniões entre Trump e Xi
Nasdaq se recupera, mas tem quarta queda semanal consecutiva
Ibovespa avança com aval externo; investidor aguarda Lula
Dólar fecha em alta com exterior e política econômica no radar em dia de dados de emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em queda com política econômica no radar
Exportação de petróleo e café do Brasil tem novo recorde em outubro, aponta Secex