Chuva impede plantio do trigo em Dom Pedrito/RS e muitos produtores vão desistir de semear
Podcast
Chuva impede plantio do trigo em Dom Pedrito/RS e muitos produtores vão desistir de semear
![]()
Desde o dia 15 de junho a região de Dom Pedrito no Rio Grande do Sul registra chuvas praticamente diárias, o que impede os produtores locais de plantarem a safra de trigo neste inverno de 2022.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito/RS, José Roberto Weber, a expectativa era semear 10 mil hectares com o cereal neste ano de retomada da cultura na região, mas diante da proximidade do encerramento da janela ideal de cultivo, em 15 de julho, muitos produtores devem desistir do plantio.
“Tem muita gente pensando em desistir poque não que plantar fora da janela, especialmente em um ano com custo de produção atingindo níveis altíssimos que podem comprometer uma rentabilidade da produção. Vamos ter que tentar redirecionar esses insumos para outras culturas ou trocar produtos com as empresas vendedoras”, explica Weber.
Agora, os produtores da região vão ter que aguardar a próxima safra de verão para recuperar as suas contas, já que na temporada 2021/22 houve perda de 50% na colheita da soja e queda entre 10 e 15% para o arroz, com prejuízos também para as pastagens e rebanhos bovinos.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito/RS no vídeo.
0 comentário
Mercado de trigo segue pressionado por oferta global recorde e importações mais competitivas
Chuvas atrasam colheita do trigo e demanda segue travada
Recuperação dos preços do trigo é limitada pela grande oferta global de milho
Mercado nacional tem preços bastante pressionados com impacto do dólar e importações maiores
Potencial da safra de trigo gaúcha segue promissor, diz Emater
Clima favoreceu o rendimento da safra/25 de trigo no Brasil