Brasil está pronto para exportar milho para China antes do fim do ano, diz Abramilho
![]()
(Reuters) – O Brasil pode começar a exportar milho para a China antes do final do ano, disse o chefe de assuntos institucionais da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Cesario Ramalho, nesta terça-feira.
Ramalho, falando em entrevista coletiva, disse que o cronograma foi fornecido por funcionários do Ministério da Agricultura, que estão conversando com a China sobre a aprovação de certos tipos de milho transgênico que são cultivados no país sul-americano.
O ministério não comentou imediatamente.
Em maio, a autoridade alfandegária da China finalizou um acordo para permitir a importação de milho brasileiro, preparando uma alternativa ao milho dos EUA para substituir as importações da Ucrânia.
Mas os embarques não começaram, pois estão em curso negociações para que a China aprove certos tipos de milho transgênico que os agricultores brasileiros já plantam com autorização da comissão brasileira de biossegurança CTNBio, disse Ramalho.
O Brasil vende milho para países como Irã, Japão, México e União Europeia, disse Ramalho, e deve continuar exportando milho para o maior número possível de mercados para evitar a dependência de apenas um comprador.
Ramalho estima que a China compre cerca de metade da carne exportada pelo Brasil e cerca de 80% de suas exportações de soja a cada ano.
0 comentário
Milho fecha com leves altas em Chicago nesta 3ª feira e contrato dez/26 acima dos US$ 5/bushel
Em meio às geadas e falta de chuvas, B3 fecha segunda-feira com valorização de 0,6% para o milho
Brasil exportou mais de 10 vezes mais milho por dia de maio/26 do que em maio/25, mas recebeu 41% menos por cada tonelada
USDA anuncia novas vendas de milho nesta segunda-feira e futuros seguem se valorizando em Chicago
USDA informa novas vendas de milho de mais de 500 mil t nesta 2ª feira (11)
Abramilho discute Plano Safra, seguro rural e armazenagem com Mapa no dia 13