Exportações agrícolas da Ucrânia somam 2,5 mi t em junho, diz ministro
![]()
KIEV (Reuters) - As exportações agrícolas da Ucrânia atingiram 2,5 milhões de toneladas em junho, ante 1,7 milhão de toneladas no mês anterior, graças ao aumento das exportações por portos fluviais do Danúbio, disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, nesta sexta-feira.
A Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais de grãos e óleos vegetais, exportava 6 milhões de toneladas de grãos um mês antes de a Rússia invadir o país, em 24 de fevereiro.
As exportações caíram acentuadamente na primavera do Hemisfério Norte porque o país, que costumava exportar a maior parte de sua produção por meio de portos marítimos, foi forçado a transportar grãos por ferrovia através de sua fronteira ocidental ou através de seus pequenos portos fluviais no Danúbio.
"Desde março conseguimos aumentar o transbordo pelos portos do Danúbio para um milhão de toneladas", disse Kubrakov, acrescentando que abrir outra foz do rio Danúbio para o transporte aumentaria ainda mais os embarques.
As exportações de grãos para a temporada 2021/22, que terminou em 30 de junho, subiram 8,5%, para 48,5 milhões de toneladas, impulsionadas por fortes embarques antes da Rússia invadir a Ucrânia.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha